Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Giordano Bruno (1548-1600)


Giordano Bruno foi um teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano, condenado à morte na fogueira pela inquisição romana por heresia.
Defensor do Humanismo, corrente filosófica do Renascimento, cujo principal representante é Erasmo, Bruno defendia o infinito cósmico e uma nova visão do homem. Embora a filosofia de sua época estivesse baseada nos clássicos antigos, principalmente Aristóteles, Bruno teorizou contra eles. Sua forma e conteúdo são muito semelhantes à de Platão, escrevendo na forma de diálogos e com a mesma visão.
No século XVI a filosofia se liberta da religião, e a ciência moderna nasce da filosofia. A ciência não mais será a busca da verdade na propriedade lógica de conceitos, mas através das lentes de microscópios e telescópios. Bruno é a figura principal nessa transição: torna-se um filósofo independente e pressente que a verdade está para além do autoritarismo lógico dos filósofos escolásticos. Embora não seja um cientista, pois não era nem matemático nem astrônomo, dá prontamente crédito a Copérnico, um observador do céu e do movimento dos astros. Copérnico ousa contrariar a cosmologia das esferas celestes perfeitas do sistema aristotélico-ptolomaico que tomava a terra, "logicamente", como o centro do universo.
Sua idéia de que o universo era infinito, e que muitos mundos deveriam existir além daquele então conhecido foi uma das grandes idéias estimuladoras da ciência, durante o Renascimento. O seu livro "Sobre o Universo Infinito e Mundos" em que faz sua afirmação da existência de outros mundos povoados por seres inteligentes é ainda hoje um grande apelo para a imaginação de muitos. Sua técnica de classificação sistemática de objetos da observação no preenchimento de tabelas, suas tábuas combinatórias, foram os germes dos métodos empíricos que marcaram o início da ciência experimental.
Nômade por natureza e modo de vida, Bruno baseou sua filosofia apoiado nas suas intuições e vivências fora do comum. Defendeu teorias filosóficas que misturavam um neoplatonismo místico e panteísmo. Acreditava que o universo é infinito, que Deus é a alma universal do mundo e que todas as coisas materiais são manifestações deste princípio infinito.. Por isso Bruno é considerado um dos pioneiros da filosofia moderna.
Por estas opiniões quentes e perigosas para a época, Giordano Bruno foi condenado pela inquisição. Ao ser anunciada a sentença de que seria executado piamente (sem derramamento de sangue) disse: “Teme mais a Força em pronunciar a sentença do que eu em escutá-la.” Morreu na fogueira com tábua e pregos na língua, para parar de “blasfemar”.

6 comentários:

Anônimo disse...

As vezes temos que nos afastar das pessoas que amamos, mas nem por isso o nosso amor por elas é menor.
Alias, podemos chegar a amá-las mais ainda!
O triste é saber que não estaremos por perto quando uma escolha boa for feita.
Nem tampouco estaremos perto quando uma ruim for feita e as consequências desastrosas chegarem e de uma forma que não dá mais para voltar atrás!
Este , com certeza é pior jeito de aprender!
Por isso, entenda ao menos uma vez, nem sempre o caminho mais fácil é a melhor saída! Sabe o que dizem por ai, o barato sai caro!
Confiar que somos capazes de assumir responsabilidades por nós mesmos é importante, nos dá força, rumo, sabedoria e evita grandes problemas!
O querer bem sempre prevalece!
fam!!!!!!
ialdi IME ! IME! IME!

Poeta da Liberdade disse...

Parabéns pelo Blog Giuliano, estou dando uma olhada aqui e vejo muitos textos dignos de uma leitura. Obrigado vou aprender a pensar mais um pouco.

Anônimo disse...

te amo!!!

Anônimo disse...

Noites Loucas — Noites Loucas!
Estivesse eu contigo
Noites Loucas seriam
Nosso luxuoso abrigo!

Para Coração em porto —
Ventos — são coisas fúteis —
Bússolas — dispensáveis —
Portulanos — inúteis!

Navegando em pleno Éden —
Ah, o Mar!
Quem dera — esta Noite — em Ti
Ancorar!

Bamberita disse...

adorei o blog,encontrei do nada e já adc. Vou passar por aqui sempre q puder. Bjo.

Anônimo disse...

legal.pbns pelo blog.eu tbm nã encontrei do nd e já gostei.meu nome emilyn-costa38@hotmail.se vc quiser flr cmg.bjskkkkkkkkk!